2007-01-08

Um filme de Alejandro González Iñarritu, com Brad Pitt, Cate Blanchet, Gael Garcia Bernal, Elle Fanning, Rinko Kikuchi, Adriana Bazarra...
Do realizador mexicano, já nosso conhecido, pelos filmes Amor Cão e 21 gramas, chega-nos agora Babel, escrito por ele e pelo seu amigo Guillermo Arriaga.
Terrorismo, Imigração e suicídio são os temas fulcrais deste filme, que nos é apresentado através de 4 histórias que acabam por ter um elo comum, aliás esta é já uma particularidade dos anteriores filmes do realizador.
Uma família marroquina adquire uma arma para proteger o seu gado. A arma fica entregue aos cuidados de dois miúdos (irmãos) que protegem as cabras dos lobos.
Uma bala perdida em Marrocos atinge uma turista americana,.
Uma empregada vê-se obrigada a levar as crianças de quem cuida até ao México para poder assistir ao casamento do seu filho.
Uma rapariga japonesa surda muda, tenta lutar contra preconceitos e viver uma vida “normal”.
O filme transmite uma intolerância prestes a rebentar dentro de todos, sejam eles, americanos, europeus, marroquinos, pobres, ricos, brancos, pretos...A falta de comunicação é a base, que os empurra para um abismo vertiginoso e ténue das relações e do amor.
No final, saímos com a sensação estranha após a sucessão de desgraças que vimos no écran, e se nalgumas histórias se excederam, penso que a história japonesa poderia ser mais curta, é excessiva a “pancada” sexual de Chieko, e ficamos sem saber de Santiago
Não é o melhor dos três filmes Alejandro González Iñarritu, mas é um filme muito bom que merece ser visto. As criticas tem sido menos simpáticas para com o filme, mas talvez seja pela alta qualidade com que o realizador sempre nos apresentou, agora superar vai ser difícil, falta um pouco da espontaneidade de “amor cão”.
Do excelente elenco destacam-se as actrizes Adriana Bazarra (Amélia) e Rinko Kikuchi (Chieko). A banda sonora está a cargo de Gustavo Santaolalla que dispensa apresentações!