<$BlogRSDUrl$>

2007-01-08

 
Babel

Um filme de Alejandro González Iñarritu, com Brad Pitt, Cate Blanchet, Gael Garcia Bernal, Elle Fanning, Rinko Kikuchi, Adriana Bazarra...

Do realizador mexicano, já nosso conhecido, pelos filmes Amor Cão e 21 gramas, chega-nos agora Babel, escrito por ele e pelo seu amigo Guillermo Arriaga.

Terrorismo, Imigração e suicídio são os temas fulcrais deste filme, que nos é apresentado através de 4 histórias que acabam por ter um elo comum, aliás esta é já uma particularidade dos anteriores filmes do realizador.

Uma família marroquina adquire uma arma para proteger o seu gado. A arma fica entregue aos cuidados de dois miúdos (irmãos) que protegem as cabras dos lobos.
Uma bala perdida em Marrocos atinge uma turista americana,.
Uma empregada vê-se obrigada a levar as crianças de quem cuida até ao México para poder assistir ao casamento do seu filho.
Uma rapariga japonesa surda muda, tenta lutar contra preconceitos e viver uma vida “normal”.

O filme transmite uma intolerância prestes a rebentar dentro de todos, sejam eles, americanos, europeus, marroquinos, pobres, ricos, brancos, pretos...A falta de comunicação é a base, que os empurra para um abismo vertiginoso e ténue das relações e do amor.

No final, saímos com a sensação estranha após a sucessão de desgraças que vimos no écran, e se nalgumas histórias se excederam, penso que a história japonesa poderia ser mais curta, é excessiva a “pancada” sexual de Chieko, e ficamos sem saber de Santiago


Não é o melhor dos três filmes Alejandro González Iñarritu, mas é um filme muito bom que merece ser visto. As criticas tem sido menos simpáticas para com o filme, mas talvez seja pela alta qualidade com que o realizador sempre nos apresentou, agora superar vai ser difícil, falta um pouco da espontaneidade de “amor cão”.

Do excelente elenco destacam-se as actrizes Adriana Bazarra (Amélia) e Rinko Kikuchi (Chieko). A banda sonora está a cargo de Gustavo Santaolalla que dispensa apresentações!

Comments: Enviar um comentário

<< Home