<$BlogRSDUrl$>

2007-01-26

 

A leucemia é uma doença maligna que atinge as células da medula óssea. Isto acontece quando os glóbulos brancos têm um crescimento anormal na medula e se espalham pelo sangue. Anualmente, em Portugal, descobrem-se cerca de mil novos casos. Os avanços da medicina têm sido espantosos: o tratamento da leucemia nos jovens e adolescentes tem uma taxa de sucesso na ordem dos 80%. Por outro lado, 50% dos adultos recuperam totalmente.
Mas, como e quem pode fazer parte desta gigante base de dados?Helder Trindade, director do Centro Nacional de Dadores de Células Estaminais, Medula Óssea e Cordão Umbilical (CEDACE), explica: “é bastante simples. Basta ser-se saudável e ter entre 18 e 45 anos”.
“não se deve confundir medula óssea com espinal medula”, o que ainda acontece com frequência. “O transplante de medula é um processo muito simples, executado apenas com uma colheita de sangue.”
Ontem realizou-se no Pavilhão Atlântico o III Concerto de Solidariedade da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL)
Os principais eventos destinados à angariação de fundos para a APCL têm sido os concertos bianuais, realizados no Pavilhão Atlântico com a generosa participação do maestro/tenor argentino José Cura e de diversos músicos portugueses. O primeiro destes concertos teve lugar em Outubro de 2002 e recebeu apoios muito diversos da nossa sociedade civil, tanto individuais como de empresas, o que permitiu à APCL o início das suas actividades em 2003.Esta é já a terceira edição do concerto, de novo com o maestro José Cura e com Rui Veloso, Luís Represas e Luz Casal, acompanhados da Orquestra Sinfónica Nacional.
O concerto foi muito bom, é de louvar o papel de todos estes músicos unidos por uma causa comum! Esperemos que ontem se tenha dado mais um passo nesta caminhada!

Comments: Enviar um comentário

<< Home