<$BlogRSDUrl$>

2007-03-30

 


Doi-me a cabeça, podia ir ali à farmácia comprar uma aspirina mas vou antes fazer uma cirugia

Não me parece possível que ninguém tenha um raciocínio destes. Tal como não consigo imaginar alguém a ser internado sem que haja verdadeira necessidade para isso. Por isso não consigo conceber como é que vão passar a ser aplicadas taxas moderadoras a cirugias e a internamentos já a partir deste fim de semana.

É que, diz a nossa Constituição no seu artº 64 que o serviço de saúde é tendencialmente gratuito, e portanto as taxas moderadoras visam, isso mesmo, moderar. Ou seja, moderar a utilização abusiva e desnecessária dos serviços de saúde. Apliquem assim taxas moderadoras a quem vai ao hospital para que não vá só por ir. Mesmo aí penso que deveriam ser aplicadas apenas naqueles casos em que se verifica que o utilizador do serviço não tinha verdadeira necessidade de ir à urgência.

A aplicação das taxas moderadoras a estes serviços (internamento e cirugia) trata-se apenas de por o utilizador a pagar uma parte (ainda que diminuta) do serviço, e tal parece-me inconstitucional além de uma pouca-vergonha.

Comments: Enviar um comentário

<< Home