<$BlogRSDUrl$>

2007-03-15

 


O consumidor é quem mais ordena

Hoje é o dia mundial do consumidor e está mais do que na altura que nós consumidores, que somos todos nós, passarmos a introduzir um novo vector na dicotomia habitual qualidade / preço.

É que já não basta decidirmos o que vamos adquirir tentando conjugar estas duas vertentes. É importante pensarmos que somos nós, os consumidores, que temos o poder na nossa mão, e que se queremos um mundo melhor, mais justo, com maior respeito pelos direitos humanos e pelo meio ambiente, então de cada vez que vamos escolher um produto ou serviço a adquirir, também temos de englobar na nossa escolha, se esse mesmo produto ou serviço foi feito, ou não, de acordo com os nossos principíos éticos.

Será que não é preferível pagar um pouco mais, se necessário, mas ter a certeza que não foi utilizada mão de obra infantil, ou que as fábricas que produziram esse produto não fazem descargas poluentes para os rios ?

Só que para podermos ter esse papel fundamental para mudar a sociedade, torna-se imperioso que seja transparente para quem compra o produto, de que forma o mesmo foi feito. Já não nos basta a lista de ingredientes, o país de origem e o preço. Está na altura de na rotulagem poder vir uma garantia da forma como cada produto foi feito.

Só assim, podemos de forma fácil e efectiva, também no consumo, mostrar que um outro mundo é possível.

Comments: Enviar um comentário

<< Home