<$BlogRSDUrl$>

2007-05-11

 


Combateremos a sombra

Osvaldo Campos é um psicanalista e tem sempre a agenda cheia, uns pacientes a lápis e outros a caneta, sendo a sua secretária Ana Fausto que tenta que os a caneta, os clientes pagantes, sejam pelo menos tão numerosos como os a lápis.

Mas de entre todos os pacientes existe uma que é a sua preferida, a paciente magnifica ou a visita da noite como Osvaldo Campos gosta de lhe chamar. Só que entre as fantasias de alguns, os devaneios oníricos de outros ou as fobias, encontram-se verdades terríveis que fazem o psicanalista entrar naquilo que ele chama os territórios proibidos – a vida real dos pacientes.

Este novo romance de Lídia Jorge é excepcional. Trata-se de um livro que vai ganhando ritmo à medida que avança, à medida que se passa do universo da psicanálise para o universo da sombra. É , também, um livro mordaz quanto à sociedade em que vivemos, ao mundo das sombras que existe entre nós.

Combateremos a sombra ?

Essa é a dúvida que fica. Combateremos a sombra, ou mais vale ignorá-la.

Maria London desembaraçou-se do casaco e deitou-se sobre o divã. Estava tãoansiosa que não sabia onde colocar as mãos. Tinha-as cruzado sobre o peito e olhava em frente, para a parede cor de areia onde se desenrolavam as cenas dum episódio que precisava impreterivelmente de contar. Contar. Era extraordinário saber que o poderia fazer ali dentro daquele gabinete em toda a segurança. Pois por mais que contasse factos ao professor, ele sempre os desprezaria, ele sempre procuraria outra coisa para além dos factos.

Um livro a não perder.

Tivesse eu dinheiro e talento e este era o livro que eu adoraria adaptar ao cinema.

Comments:
Está em lista de espera... talvez vá de férias comigo lá para Julho...
 
Enviar um comentário

<< Home