<$BlogRSDUrl$>

2006-11-29

 


Cavaco Silva agenda referendo sobre a IVG para 11 de Fevereiro

Há coisas realmente importantes não há ?

2006-11-28

 


A iniciativa é do Geração Rasca e o regulamento está aqui . Mas foi através da Mónica do b2ob que teve a simpatia de votar no Farol na categoria de blog colectivo (com quem me cruzei faz muito tempo) que fiquei a conhecer esta votação.

E cá vão as minhas escolhas, tendo reduzido o número de eleitos a 4 por categoria.

Melhor Blog Individual Feminino
Formiguinha Atómica
Lilás com gengibre
Nuvens sobre o atlântico
Sokedih.pt

Melhor Blog Individual Masculino
Arrastão
Avatares de um desejo
Estado Civil
Os tempos que correm

Melhor Blog Colectivo
Aspirina B
Erotismo na cidade
Lembranças dos guerreiros
Puxapalavra

Melhor Blog Temático
Blog dos bichos
Margens de erro
Webcedário
wiSHEs and Heros

Melhor Blog
Arrastão
Avatares de um desejo
Puxapalavra
Webcedário

Melhor Blogger
Bruno Sena Martins
José Mário Silva
Pedro Mexia
Rui Tavares

e ainda ficaram muitos blogs que visito quase diariamente por referir.

2006-11-27

 


2006-11-26

 


As mãos desaparecidas

No seguimento de O cego de Sevilha, Robert Wilson traz-nos de novo Javier Fálcon, o inspector-chefe de Sevilha, num novo caso cheio de mortes misteriosas, máfia russa, e espionagem internacional.

Tudo começa com duas mortes, assassinios ? suicidios ? Mas a nota na mão da vítima com referência ao 11 de Setembro não parecia uma nota suicida...

Apesar da excelente intriga, o melhor do romance é a forma como são descritas as relações entre as personagens, os dramas que cada um esconde no seu interior e a forma como os revelam (e escondem ) na sociedade. Para além, claro, que Robert Wilson é também alguém que sabe manejar as palavras e fazê-las ganhar relevo nos sítios certos.

Um excelente livro, do melhor que já li dentro do género.


A luz do sol ainda batia com força nas fendas das persianas de madeira, enquanto ele estava estendido na cama a pensar em Nadia, cego e vulnerável, de cabeça desperta. Tinha ultrapassado a sua reacção inicial de horror e trazido a parte analítica do seu cérebro a suportar o significado daquela última mensagem. Estas ameaças, cada qual pior que a anterior, cada uma a escavar mais fundo na sua vida privada e envolvendo agora Consuelo – qual era a sua finalidade?

 
lembra-te

Lembra-te
que todos os momentos
que nos coroaram
todas as estradas
radiosas que abrimos
irão achando sem fim
seu ansioso lugar
seu botão de florir
o horizonte
e que dessa procura
extenuante e precisa
não teremos sinal
senão o de saber
que irá por onde fomos
um para o outro
vividos

Mário Cesariny
(1923-2006)

2006-11-24

 

Hoje é o centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho, com o pseudónimo de António Gedeão.


ABAIXO O MISTÉRIO DA POESIA

Enquanto houver um homem caído de bruços no passeio
E um sargento que lhe volta o corpo com a ponta do pé
Para ver quem é,
Enquanto o sangue gorgolejar das artérias abertas
E correr pelos interstícios das pedras, pressuroso e vivo como vermelhas minhocas
Despertas;
Enquanto as crianças de olhos lívidos e redondos como luas,
Órfãos de pais e mães,
Andarem acossados pelas ruas
Como matilhas de cães;
Enquanto as aves tiverem de interromper o seu canto
Com o coraçãozinho débil a saltar-lhes do peito fremente,
Num silêncio de espanto
Rasgado pelo grito da sereia estridente;
Enquanto o grande pássaro de fogo e alumínio
Cobrir o mundo com a sombra escaldante das suas asas
Amassando na mesma lama de extermínio
Os ossos dos homens e as traves das suas casas;
Enquanto tudo isso acontecer, e o mais que se não diz por ser verdade,
Enquanto for precido lutar até ao desespero da agonia,
O poeta escreverá com alcatrão nos muros da cidade:

ABAIXO O MISTÉRIO DA POESIA

António Gedeão, Linhas de Força



 

Novidades Literárias muito em breve


De Tiago Rebelo, O Tempo dos Amores Perfeitos





De José Luís Peixoto, O Cemitério de Pianos









 

Falaram tão mal do rapaz (Daniel Craig) quando foi escolhido para 007....

Por acaso fez-me um pouco de confusão, tal má vontade....

Agora parece que anda tudo a falar bem dele....

Pois....

Deste fim de semana não passa!

2006-11-23

 

2006-11-19

 

Um belo modelito de sapatito.... não acham?

Sapato da Rainha- Ilha de Tenerife ( a caminho do Teide)


2006-11-17

 


Aulas de substituição

Um doente chega ao médico para efectuar um tratamento a um dente que lhe doi. Infelizmente o estomatologista foi para um congresso e não pode estar presente. Então o Hospital arranja-lhe outro estomatologista que lhe faz o tratamento de acordo com as orientações que o colega lhe deixou.

Tudo bem, certo ?

Agora imagine-se que o doente chega ao médico e aparece-lhe um urologista para lhe tratar do dente porque o estomatologista está para fora.

Bizarro, não é.

Tudo isto para dizer que sou a favor da substituição, desde que a substituição seja feita por alguém que possa substituir, e esta minha opinião é válida para as consultas, aulas e tudo o mais.

No entanto pode acontecer não haver nenhum professor da mesma disciplina que esteja disponível para efectuar a substituição e nesses casos que só faz sentido dar uma aula (que na verdade não é bem de substituição) quando os alunos são ainda novos ou quando o professor possa dar uma aula da disciplina que habitualmente lecciona e que seja útil para os alunos.

Ou seja, não existe estomatologista mas como o paciente iria ao hospital na semana seguinte para fazer o rastreio do cancro da próstata, aproveita estar lá o urologista e faz logo nesse dia.

2006-11-15

 


Queríamos mais, queriamos mais, queriamos muito mais

Não é que vitória de Portugal sobre o Cazaquistão por 3-0 não tenha sido um bom resultado e não é que não tenhamos visto a habilidade dos nossos jogadores num ou noutro lance pontual. Mas para além da pontaria de Nuno Gomes, faltou também a garra que costuma caracterizar a nossa selecção.

Enfim, em Março pode ser que voltemos às grandes exibições.

2006-11-14

 
O Perfume - História de um assassino



Para quem é fã do livro de Patrick Suskind, O Perfume, decreto não ficará desiludido, ao que parece o filme está bem fiel.

Esta é a história de
Jean-Baptiste Grenouille, que nasce em pleno mercado de peixe, rodeado de cheiros nausebundos, mas curiosamente torna-se um homem sen cheiro. Leva a sua vida em ambiente de escravidão, e condições precárias, mas com um objectivo criar um perfume que capte um cheiro perfeito. Para tal começa a matar jovens e num estranho ritual retira-lhes o cheiro.

A história termina com uma orgia e um acto de canibalismo!

Bem, eu não li o livro, e ao ver o filme apenas me questiono como se tornou este um best seller. Mas há coisas inexplicáveis, certo? Agora não me batam muito, pois eu sei que andam por aí verdadeiros/as fãs desta história!

2006-11-11

 
Entre Inimigos



De Martin Scorcese, com Matt Damon, Leonardo Di Caprio, Marc Whalberg e Jack Nicholson
Um agente da polícia infiltrdo num grupo criminoso, ao mesmo tempo que um membro de um gang consegue infiltrar-se na polícia e informa o grupo de cada movimento dos agentes para capturar os criminosos. Um jogo do rato muito perigoso, que nos enche o écran de acção.
Excelente realização, com um notável elenco e uma fabulosa banda sonora.

Di Caprio finalmente num grande papel, Jack Nicholson igual a ele mesmo, com o tempo cada vez melhor!

A ver!

2006-11-09

 



Gente! (como diria o meu professor de Pilates)

Saiu um livro novo da Patricia Cornwell - Predador!

Amanhã é dia de ir até a Fnac!

 


Greve no Metro

Enganem-se os que pensam que vou escrever sobre o conflito laboral no Metro. O post seria demasiado longo e este não é o local próprio para dizer o que penso sobre o assunto.

Por isso vou-me abster de dizer o que acho sobre as incapacidades gestionárias de contratualizar o serviço com as empresas públicas, da transformação da gestão numa gestão por objectivos, quiça alterando a motivação e a produtividade de quem lá trabalha. Também não vou referir o quanto me entristece a deriva que o sindicalismo português tem vindo a fazer para um sindicalismo do tipo norte-americano, em que os sindicatos têm tiques de agressivos gangs corporativos, ao invés de caminharmos para um sindicalismo mais do tipo alemão, onde sindicatos fortes são reconhecidos como verdadeiros parceiros para a gestão, assumindo a responsabilidade não só pelo presente mas também pelo futuro das empresas. Sendo que o único exemplo que me ocorre, aqui em Portugal, é o da Auto-Europa a que não será alheio o processo negocial ser feito por uma Comissão de Trabalhadores, a empresa ter origem alemã e a personalidade de António Chora, líder da Comissão de Trabalhadores.

Não.

O que eu queria dizer é quanto são agradáveis estas manhãs soalheiras de greve no Metro, onde centenas de pessoas percorrem a pé as ruas da cidade. Na verdade, eu que nestes dias venho a pé da estação da Refer de Entre Campos até perto do Marquês de Pombal onde trabalho, vejo uma multidão a tomar conta das ruas, a dar o uso aos passeios para que foram feitos (e não mero local de estacionamento de carros) e tudo isto com um ar divertido de quem tem prazer na caminhada ou, pelo menos, na desculpa para chegar tarde ao serviço.

Sim.

Acho que as greves do Metro fazem bem à saúde dos lisboetas e, só é pena não podermos ver os clientes da Soflusa a atravessar o Tejo a nado.

2006-11-06

 

Aviso



O post que se segue é longo! (e eu que defendo acerrimamente os posts curtinhos)


Nunca tive a pretensão de escrever um livro, gosto de escrever para mim, e actualmente a vida profissional exige cada vez mais uma escrita fluída com imaginação e alguma qualidade.

Adoro ler, e isso sim, ando sempre a ler, gosto de variar entre autores portugueses e estrangeiros, entre policiais, romances, histórias, novelas, contos, enfim, ler nunca é demais, pois não serão os livros como os dias? Há dias cinzentos, ensolarados, claros, escuros, estados de alma que nos povoam diariamente e os livros são como as almas, há sempre um livro para cada dia.


Resolvi então inscrever-me num curso promovido pelo El Corte Inglês, denominado:



Da Vontade de Escrever à Vocação Literária


“(...) Saber escrever não basta, é preciso conhecer as normas, as técnicas e os truques da comunicação escrita. O objectivo do curso é ensinar de uma forma prática como é que se resolvem os grandes “problemas” do escritor: originalidade, clareza, estilo, interesse. (...)”

Decorreu entre 25 de Setembro a 6 de Novembro, duas vezes por semana, das 19.00 às 21.30.

O curso teve a sua moderação a cargo de José Couto Nogueira, jornalista, escritor, tradutor apresentador/autor de programas de TV.

O JCN é um excelente comunicador, um tipo com “graça”, que nos deixa à vontade ao longo de todas as sessões, partilhando connosco um pouco da sabedoria da sua vida. O sucesso deste curso obviamente deve-se à excelente moderação deste Senhor.

Ao longo de quase todas as sessões, desta viagem ao mundo da escrita e da edição, surgem alguns personagens fantásticos, como a Sarah Adampoulos, Manuel Valente (Editor ASA), Lídia Jorge, Ana Maria Magalhães, João Aguiar, Rodrigo Guedes de Carvalho e Richard Zimmler.

Uma excelente oportunidade de fazermos perguntas a estes contadores de estórias que nos encantam com os seus textos, além de os ficarmos a conhecer um pouco, de todos faço aqui permitam-me um especial destaque à Lídia Jorge, que com o seu ar tímido nos desarmou completamente, com a sua simplicidade e grande sabedoria, um momento deveras inspirador, e também ao Richard Zimler, que é muito bem disposto e narra-nos histórias fantásticas.

Destes cursos, este já era o terceiro, nasceu um blog – Vontade de Escrever, que vos convido a visitar.

Um dos exercícios pedidos pelo coordenador do curso, foi o de escrever uma carta de desamor (pânico), mas ao sabor da pena, elas saíram, entre o sério e o cómico, vale a pena ler algumas já publicadas no referido blog! (a minha está lá Yes).

Pelo que soube, haverá um novo curso, talvez no princípio do próximo ano, estejam atentos, é uma oportunidade fantástica, ah não sei se já vos disse? O curso é completamente gratuito...!!!...

E nós alunos, ficámos convidados a aparecer sempre em futuras sessões, que haja convidados especiais que queiramos conhecer.

Há coisas fantásticas não há?


2006-11-05

 


Star Wars

Fui hoje visitar a exposição Star Wars no Museu da Electricidade em Lisboa. A exposição junta 231 objectos que foram utilizados para a produção dos filmes, a maior parte dos quais pertencentes à primeira trilogia iniciada em 1977 quando os efeitos especiais por computador ainda não existiam.

Na verdade os seis filmes que compõem esta saga confundem-se com a própria história do cinema no que concerne aos efeitos especiais. Desde as técnicas mais antigas de stop motion (em que objectos inanimados obtem movimento através de pequenas alterações feitas entre fotografias sequenciais), passando por actores vestidos de personagens (até o R2D2 tinha para algumas cenas um pequeno actor dentro) ou a personagens inteiramente virtuais efectuadas a partir de actores com pontos emissores colocados na sua roupa como Jar Jar Binks, tudo passou pelas mãos de George Lucas.

Nesta exposição podemos ver por exemplo a mini-miniatura utilizada para o famoso ataque à estrela da morte, ou os cenários da arenas das corridas em Tatooine.

Entre outros objectos, nesta exposição imperdível, destaco a parede croma que permite-nos ver-nos a nós próprios dentro do filme, as projecções holográficas e claro, Yoda e a nave espacial de SkyWalker.

Antes de sair da exposição vale a pena passar pela sala de projecção onde se pode assistir a extractos dos filmes e a cenas das filmagens, apesar de existirem outors monitores junto a certos objectos que ilustram como e onde eles foram utilizados nos filmes.

O ambiente do Museu da Electricidade ajuda também a criar a atmosfera deste outro mundo.


Preço: 10 euros
Até 14 de Janeiro de 2007

2006-11-03

 


O Senhor Walser

A colecção O Bairro de Gonçalo M Tavares viu-se engrossada com a chegada do Sr. Walser, sendo que a sua nova casa dista, um pouco, do resto do bairro, já que se encontra no meio da floresta.

Estes pequenos livros de Gonçalo M Tavares são muito irregulares, há-os excepcionais e outros, como é o caso deste na minha opinião, que roçam a banalidade não obstante e qualidade da escrita que se mantém intocável neste autor.

Como Walser está contente! Mal se abre a porta de sua casa - sente ele - entra-se noutro mundo. Como se não fosse apenas um movimento fisíco no espaço - dois passos que se dão - mas também uma deslocação - bem mais intensa - no tempo; do pé de trás que vem ainda com o cheiro da terra e com a sensação, nada objectiva, mas que existe, de que se está rodeado de coisas vivas que não compreendemos na totalidade e não nos compreendem - os elementos da floresta -, desse pé de trás para o pé da frente, que já ultrapassou a ombreira da porta, a distância não deve ser medida em centímetros de passada, mas em séculos, talvez milénios.

2006-11-02

 
Maria Antonieta



Realizado por Sofia Copolla, com Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Rip Torn

Para começar confesso que desconheço a verdadeira história de Maria Antonieta, daí se o filme é fiel, já ouvi que nem por isso, não sei!

Mas este filme retrata a vida da jovem rainha austríaca, Maria Antonieta, que aos 19 anos subiu ao trono, em França, ao lado de Louis XVI.

Com algum rock pelo meio e magnificas cenas bem ao jeito da realizadora, o filme vale a pena ver, sem a ideia que seja uma recriação histórica fidigna. ok?

Excelente guarda roupa!

2006-11-01

 


Mais rápido que a luz
A biografia de uma especulação cientifica

João Magueijo é um conceituado físico português e com a sua teoria sobre a VSL pôs em causa o dogma de Einstein que a velocidade da propagação da luz no vácuo era constante. O famoso C.

Esta teoria tem vindo a ganhar adeptos e se começou por ser interpretada como uma heresia, afinal Einstein é Einstein, hoje ainda que não comprovada, é uma teoria com muitos reputados seguidores.

No entanto este livro não é uma explicação cientifica da teoria, e apesar de no seu decorrer explicar de uma forma muito simples e acessível a todos, as evoluções da física, desde a Newtoniana, à Teoria da Relatividade, aos modelos Inflacionários e, finalmente, à VSL (Velocidade da Luz Variável), é basicamente um livro que conta como funcionam os meandros dos institutos cientifícos, como a burocracia impede os novos valores de se fazerem ouvir, como é o processo criativo e especulativo cientifico numa área tão imensa como a cosmologia mas onde a dificuldade experimental é enorme face aos instrumentos actuais.

As relações humanas e a vida dos cientistas acabam por ser também abordadas numa perspectiva "de dentro" e que também é muito interessante.

Recomendo vivamente a quem se interessa por estas matérias mas os puristas que pensam que a fisíca é uma ciência exacta e baseada apenas na matemática podem ficar desiludidos ao verem que João Magueijo recorre a vacas loucas e a pioneiros e agricultores para explicar as diferentes teorias.